MANIFESTAÇÕES DAS LIDERANÇAS DE ALGUNS PAÍSES E DO ENTÃO PRESIDENTE MICHEL TEMMER

/, Noticias, Politica/MANIFESTAÇÕES DAS LIDERANÇAS DE ALGUNS PAÍSES E DO ENTÃO PRESIDENTE MICHEL TEMMER

MANIFESTAÇÕES DAS LIDERANÇAS DE ALGUNS PAÍSES E DO ENTÃO PRESIDENTE MICHEL TEMMER

Já começaram as reações internacionais à eleição. Pelo Twitter, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, escreveu que “felicita o povo brasileiro por uma eleição limpa e democrática” e Bolsonaro por “seu grande triunfo eleitoral”, convidando-o para visitar seu país.

A Venezuela, frequentemente refutada por Bolsonaro por sua associação ao que chama de “extremismo de esquerda”, também se manifestou poucas horas depois da notícia da vitória do capitão reformado. O chanceler Jorge Arreaza publicou um documento em nome do presidente Nicolás Maduro, que parabeniza o presidente eleito com “sinceras felicitações” pela vitória na “celebração cívica” do segundo turno.

“O governo bolivariano aproveita a ocasião para exortar o novo presidente eleito do Brasil a retomar, como países vizinhos, o caminho das relações diplomáticas de respeito, harmonia, progresso e integração regional, pelo bem-estar dos nossos povos”, diz o texto.

Outro mandatário que se manifestou foi Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, pelo Twitter: “O povo brasileiro decidiu seu futuro para os próximos anos. Os desafios serão enormes. O Brasil sempre contará com a Espanha para conseguir uma América Latina mais igualitária e mais justa, a esperança que há de iluminar as decisões de todo governante”.

No Brasil, o presidente Michel Temer relatou, também no Twitter, ter telefonado para Bolsonaro: “Falei com o presidente eleito @jairbolsonaro. Pude perceber seu entusiasmo, não só quando conversou comigo, como agora quando fez declarações que buscam a unidade, a pacificação e harmonia do país. Disse a ele que a partir de amanhã iniciaremos a transição”.

Não há registro de que o candidato derrotado Fernando Haddad tenha telefonado para o capitão reformado. Em discurso para militantes em São Paulo, o petista comentou o desenlace do pleito.

 

Por | 2018-10-29T08:12:15-03:00 outubro 28th, 2018|News, Noticias, Politica|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixe um Comentário