O QUE FOI FEITO EM GUIMARÂNIA – PRESTAÇÃO DE CONTAS: VEJA O RESUMO DA GESTÃO DO ANO DE 2019

/, Patrocínio e Região, Politica/O QUE FOI FEITO EM GUIMARÂNIA – PRESTAÇÃO DE CONTAS: VEJA O RESUMO DA GESTÃO DO ANO DE 2019

O QUE FOI FEITO EM GUIMARÂNIA – PRESTAÇÃO DE CONTAS: VEJA O RESUMO DA GESTÃO DO ANO DE 2019

Palavra do senhor prefeito e vice prefeito aos cidadãos;

 

Amigos e amigas de Guimarânia, concluiu mais uma etapa do nosso trabalho com determinação, conciliação e fé almejando um futuro promissor para nosso município e nossa gente.

Mesmo diante da crise econômica que atinge os municípios, nossa gestão trabalha incansavelmente para manter o progresso de nossa querida Guimarânia. Mantemos os nossos compromissos com os servidores, fornecedores e buscamos fazer uma gestão com planejamento e transparência. Acreditamos que, trabalhando dessa forma, conquistaremos nossos objetivos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de toda a população.

Vamos aproveitar o espaço neste site que é sério e responsável e vamos falar de  algumas das muitas atividades desenvolvidas pela Administração Municipal no ano de 2019, pois procuramos sempre atender à população, dentro das possibilidades e da melhor maneira possível. Esse é o nosso dever.

Vamos aproveitar e fazer um agradecimento especial aos amigos de Guimarânia, nossos parceiros e colaboradores que  viabilizaram recursos para tudo o que foi realizado, pois  só foi possível, graças ao apoio incondicional de pessoas que lutam por Guimarânia.  Agradecemos em nome da população,  aos deputados e ex-deputados, nossos grandes benfeitores:  Adelmo Leão Carneiro, Bosco, Caio Nárcio, Elismar Prado, Newton Cardoso Júnior, Silas Brasileiro,  Tenente Lúcio,  e Weliton Prado. Vocês foram e são imprescindíveis para nossa administração. Muito obrigado!

Na condição de administradores deste município,  agradeço  a toda população pelo apoio e confiança em nossa administração. Que os desafios do próximo ano se transformem em oportunidades de crescimento e realizações.

Prefeito Adílio dos Reis e vice-prefeito Valter

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA ATUAL GESTÃO DA CIDADE DE GUIMARÂNIA 

SAÚDE

Saúde para todos – um compromisso nosso

UBS Companheiros da Saúde “Romeu Batista” é inaugurada

O acesso da população a serviços de saúde de qualidade é uma das maiores prioridades da Administração Municipal. Sob essa perspectiva, a atual gestão inaugurou no mês de outubro de 2019, a UBS Companheiros da Saúde “Romeu Batista”, totalmente  equipada, localizada no bairro Jardim Vale do Sol.

A nova UBS proporcionará à população acesso a diversas especialidades médicas e promoverá ações no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e a manutenção da saúde.

Na oportunidade, o prefeito municipal Adílio dos Reis, destacou o empenho da Administração Municipal: “nunca deixamos de dar atenção especial à saúde em nosso município. Estamos desempenhando um trabalho responsável, eficiente e focado no bem estar da população e essa obra é um grande exemplo disso! Agradeço todo o apoio de nossos parceiros e a confiança da população em nosso trabalho. Seguimos empenhados no desenvolvimento de Guimarânia”, ressaltou o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Alex Guimarães Nunes, fez questão de salientar alguns dos avanços da saúde no município. “Durante a atual gestão, foram realizadas mais de 120.000 consultas médicas, 2.900 exames de ultrassom, 1.068 consultas de especialidades médicas fora do município, 800 exames de média e alta complexidade, 670 pequenas cirurgias, 500 cirurgias e 360 endoscopias”, disse.

Queremos ressaltar ainda, que uma nova casa de apoio foi disponibilizada, agora bem ao lado, a menos de 100 metros do Hospital de Amor de Barretos, facilitando o deslocamento dos pacientes, principalmente para aqueles com dificuldade de locomoção, otimizando o tempo e facilitando o tratamento dos pacientes de nosso município.

 

AÇÃO SOCIAL

Valor em pessoas

Trabalho sério e eficiente apresenta resultados positivos

Em 2019, a Administração Municipal realizou um trabalho eficiente, pautado em valorizar os munícipes e possibilitar o acesso a serviços públicos de qualidade. Nesse sentido, a secretaria municipal de Ação Social foi um dos pilares fundamentais para formular, executar e avaliar as políticas públicas relacionadas às áreas de bem estar social, família, idosos e menores carentes.

Uma  grande ação  que a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Ação Social conseguiu realizar em parceria com a Câmara Municipal, foi o Programa  de Regularização Fundiária “Minha Casa Registrada”, criado pelo decreto 046/2019. Através dele, foi possível entregar gratuitamente as escrituras registradas para os primeiros proprietários que aguardavam há aproximadamente 20 anos, pela regularização de seus terrenos. Assim, no dia 14/12, as primeiras escrituras foram entregues, as outras estão em andamento e assim que forem concluídas serão entregues a seus proprietários.

A secretária da pasta, Michelle Bernardes, ressalta alguns dos resultados obtidos através do trabalho sério e comprometido. “É gratificante evidenciar os índices significativos de nosso trabalho. Realizamos campanhas e visitas, chegamos perto das famílias, firmamos parcerias e criamos oportunidades. Como resultado, tivemos índices positivos como os do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) que realizou 3.400 atendimentos e levou arte, cultura, música e esporte para mais de 500 participantes de suas oficinas, além de tranbalhar na   regularização dos lotes”, ressaltou.

De acordo com o prefeito municipal Adílio dos Reis, a sensação é de dever cumprido. “Trabalhamos com seriedade e respeito pelo povo de Guimarânia e temos grandes planos para 2020, porque aqui priorizamos valorizar as pessoas e trabalhar por elas!”, ressalta o prefeito.

AGRICULTURA, PECUÁRIA, ABASTECIMENTO E MEIO AMBIENTE

Na rota do desenvolvimento – Fomento da agricultura familiar com máquinas, implementos agrícolas, apoio à feirinha e cursos profissionalizantes

 Com o objetivo de aumentar a produtividade e renda das famílias agropecuárias, adquirimos retroescavadeira, pá carregadeira, 4 carretas basculantes, 3 tratores agrícolas, plantadeira, ensiladeira, 2 roçadeiras e pulverizador.

Também apoiamos e fortalecemos a Feira da Agricultura Familiar com a aquisição de um Kit Feira composto de 10 bancas, 60 caixas graneleiras, 20 jalecos  2 balanças eletrônicas e  ainda, realizamos cursos e treinamentos para melhoria da qualidade e higienização dos produtos.

Realizamos cursos profissionalizantes com objetivo de formar cidadãos para o mercado de trabalho, sendo ministrados: operadores de tratores, retroescavadeiras, pá carregadeira, produção de queijos, higienização de ordenhas e por fim o curso extensivo de Aperfeiçoamento do Profissional Vaqueiro.

Fortalecimento, preservação, proteção e recuperação do meio ambiente

A administração municipal vem trabalhando com atenção especial às questões ambientais.

Reestruturamos e fortalecemos o CODEMA (Conselho de Defesa do Meio Ambiente) e COLMEIA (Coletivo Local de Meio Ambiente) que tornaram órgãos capazes de promover a educação ambiental, assessorar, proteger, conservar e melhorar em todos os aspectos, o meio ambiente de nosso município.

Municipalizamos o Licenciamento Ambiental, tornando possível aos empreendedores e produtores rurais, protocolar processos ambientais, emitir taxas e acompanhar todos os trâmites necessários para sua regularização.

O prefeito municipal fez questão de ressaltar que esse é um trabalho conjunto. “Além das ações, os programas também trabalham a educação ambiental nas escolas municipais, levando os alunos até o plantio das mudas e recuperação das nascentes. E os benefícios não param por aí, com tantos projetos realizados, nossas escolas receberam pintura nos muros e receberão fossas para captação de água pluvial”, finaliza o prefeito.

Serviços e obras de infraestrutura rural

Foram aprimorados e reforçados a frota e equipamentos para manutenção de estradas rurais, construção de mata-burros e de pontes, execução de terreirões e demais serviços que possibilitam o desenvolvimento rural e escoamento da produção.

De acordo com o secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Marco Antônio Nunes de Melo “ o objetivo é continuar o trabalho bem executado, ofertar cursos e amparar nossos agricultores, gerando renda e boas oportunidades para todos. Essa é uma das formas de alcançarmos o desenvolvimento econômico de nosso município e a melhorar a qualidade de vida da população. Agradecemos as instituições que somaram esforços para a realização dos cursos e a todos que viabilizaram os  recursos adquiridos”, conclui.

EDUCAÇÃO E CULTURA – ORGULHO EM PERTENCER

Tenda Viva e Fanfarra Mirim são inauguradas

No mês de outubro foi inaugurada, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, a Tenda Viva “Elenice Guimarães” e entregue a tão sonhada Fanfarra Mirim Municipal “Otávio Augusto Xavier”. Tal solenidade é um marco para o município, uma vez que valoriza e eterniza o legado cultural do povo guimaranense.

O prefeito municipal, Adílio dos Reis, destacou a relevância de se valorizar a cultura do município. “Somos um povo cheio de histórias e costumes que marcam nossa identidade cultural. Nosso papel enquanto gestores municipais é garantir que as gerações futuras poderão vivenciar nossas tradições”, disse.

Em fala a secretária de Educação e Cultura, Patrícia Bernardes Alves, ressaltou que “essa é uma das formas de valorizar as manifestações artísticas e culturais que expressam a diversidade étnica e social do município, ressaltamos o empenho e dedicação do diretor de cultura Tony dos Reis Rodrigues, na realização desse projeto”, finaliza.

Projeto “Letrinhas Falantes” leva cultura e entretenimento às escolas do Município

A secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza  o projeto de incentivo à leitura Letrinhas Falantes nas escolas da rede municipal de ensino de Guimarânia. O objetivo é levar cultura  e entretenimento através da leitura e   do teatro, para crianças e jovens. Esse ano o projeto   foi  premiado a nível estadual no seminário Cidades Inteligentes em Belo Horizonte e a nível federal recebeu o prêmio “Gigantes da Educação Municipal”.

O Projeto é direcionado aos alunos do  Ensino Fundamental, dividido em duas categorias, : a 1ª é para os alunos do 1ºe 2º anos, os quais devem fazer desenhos referentes às histórias dos livros lidos durante o semestre. A 2ª categoria é para os alunos do 3º, 4º e 5º anos, que devem ler e resumir a maior quantidade de livros, sendo que a qualidade do resumo é de fundamental importância.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Patrícia Bernardes Alves, falou sobre o projeto: “estamos na 6ª edição do Projeto Letrinhas Falantes nessa gestão e ele tem realmente impactado a educação de nossas crianças e jovens. Diversas peças teatrais foram apresentadas, exercitamos a leitura e a escrita, tudo isso com o intuito de  incentivar e despertar nos alunos o gosto pela leitura”, explica.

O prefeito municipal Adílio dos Reis parabenizou os envolvidos no projeto. “É gratificante ver projetos como esse serem desenvolvidos em escolas de nosso município. Parabenizo e agradeço todos que se envolveram e peço que continuem estimulando nossas crianças na busca pelo conhecimento”, conclui.

Escola Jahyr Nunes Peres passa por reforma e implanta  Educação Infantil

Um ambiente aconchegante e acolhedor é extremamente importante para o processo de ensino-aprendizagem. Por isso, a Administração Municipal está empenhada em constantes melhorias nas escolas da rede municipal de ensino.

Nesse sentido, uma de nossas conquistas foi a conclusão da reforma na Escola Jahyr Nunes Peres, localizada na comunidade de Borges. A obra contou com a reforma das dependências da escola, instalação de um parquinho infantil e a tão almejada implantação da Educação Infantil na Escola.

O prefeito municipal, Adílio dos Reis ressaltou a importância de se investir em educação. “É através da educação que conseguimos formar cidadãos atuantes e responsáveis. Assim, temos a possibilidade de mudar o futuro de nossas crianças para melhor e, consequentemente o futuro de nosso município e do país”, destaca.

A secretária municipal de Educação e Cultura, Patrícia Bernardes falou sobre a importância da obra. “Para nós é um imenso prazer poder inaugurar essa obra tão importante para a comunidade de Borges. Acredito que todas as crianças merecem estrutura e ensino de qualidade e fico  feliz por conseguir a implantação da Educação Infantil, algo que era tão solicitado pelos moradores da comunidade, que agora terão seus filhos pequeninos estudando perto de casa, em uma escola de qualidade”, conclui.

ESPORTE

Guimarânia Campeã da Copa Regional  Amapar 2019 e Super Copa Triângulo

Tivemos um ano de grandes conquistas e expressiva notoriedade no esporte. Foi numa final histórica, sofrida, nos pênaltis, que o Guimarânia Esporte Clube sagrou-se, pela 1ª vez, campeão da Copa Amapar de futebol de campo 2019 e encheu os corações dos guimaranenses de alegria e orgulho. O time que vinha fazendo uma boa campanha durante a 13ª edição da Copa Amapar, mostrou seu potencial e levou o troféu para casa.  O Guimarânia terminou a competição com 9 vitórias, 5 empates e apenas uma derrota, conquistando um total de 32 pontos. Foram 27 gols marcados e apenas 9 sofridos, com saldo de 18 gols.

O time também sagrou-se campeão da Super Copa Triângulo em cima do Triângulo Monte Alegre de Minas em uma partida emocionante em que o Guimarânia conseguiu reverter o placar pois precisava vencer com 2 gols de diferença e venceu no último minuto com placar de 3 x 0.

O prefeito municipal, Adílio dos Reis fez questão de parabenizar o time pela conquista. “Vocês jogaram com raça e determinação, qualidades típicas do povo guimaranense. Foi bonito ver essas vitórias! Os títulos são reflexos da garra e união de uma equipe bem preparada. Estamos orgulhosos pelas conquistas de 2019”,  destacou o prefeito.

O secretário municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Cristiano Nunes de Paula, enfatiza que a Administração Municipal vem trabalhando de forma significativa para apoiar e incentivar o esporte no município. “Ficamos orgulhosos ao ver resultados como estes. O esporte é extremamente importante para o desenvolvimento de nossos jovens. Seguimos com políticas de incentivo e formação de novos atletas”, conclui.

 Realização de corrida de rua e construção de pista de caminhada

 A Administração Municipal através da Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo, com apoio do Sicoob e Câmara Municipal realizou mais uma edição da Corrida de Rua de Guimarânia. O evento mobilizou atletas do município e região e todos os atletas  receberam premiação como um incentivo ao esporte.

O secretário Municipal de Esportes, Lazer e Turismo, Cristiano Nunes destacou que “foi um momento de descontração, ambiente familiar e de incentivo a uma vida mais saudável. Queremos parabenizar nossa equipe de Guimarânia, equipe Energia Aquática SB Construtora, pela prova vitoriosa que fizeram e agradecer todos os participantes que prestigiaram o evento”, disse.

O prefeito  Adílio dos Reis, ponderou que a Administração Municipal está aberta a apoiar a realização de eventos como esse. “Eventos como esse fomentam e desenvolvem as práticas esportivas em nosso município. Em nome de toda a Administração Municipal parabenizamos todos os participantes da corrida”, conclui.

Como incentivo à prática esportiva, foi concluída, em parceria com Patrocínio, a pista de caminhada que liga Guimarânia ao distrito de São João da Serra Negra.

OBRAS  PÚBLICAS E URBANISMO

Avenida que dá acesso à cidade é inaugurada

Com muito empenho, a avenida “Osmário Gonçalves dos Reis”, que dá acesso à cidade de Guimarânia, foi inaugurada. A mesma foi totalmente pavimentada,  iluminada e  no canteiro central foi construída uma pista de caminhada para a população.

O prefeito municipal Adílio dos Reis destacou a emoção em concluir tal obra. “Não consegui conter a emoção por hoje estar eternizando o nome de meu avô na entrada de nossa cidade. Meu avô Osmário contribuiu muito para o desenvolvimento de nossa cidade e hoje esse feito é a realização de um sonho. Agradeço  à população por confiar em nosso trabalho, farei o possível para orgulhar cada voto de confiança”, ressalta o prefeito.

 Cemitério Municipal recebe iluminação de LED

A prefeitura municipal de Guimarânia, através da secretaria de Obras Públicas e Urbanismo realizou a instalação de iluminação de LED, no Cemitério Municipal. Ao todo foram instalados oito postes com quatro luminárias. Além da iluminação automática, foi executado um novo paisagismo na passarela de entrada do Cemitério e iniciou-se a colocação de brita entre os jazigos.

O prefeito municipal, Adílio dos Reis destacou que “a iniciativa visa proporcionar maior comodidade à população nos momentos em que vão se despedir de seus entes queridos”, conclui.

 Ruas e avenidas de Guimarânia são recapeadas

A Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Urbanismo realizou a execução de obras de recapeamento asfáltico de vias urbanas, em Guimarânia.

Até o momento foram recapeadas as ruas Minas Gerais, Camargos, Tupis, Goitacazes, 1º de Março e Guaranis e Guaicurus, avenidas Espírito Santo,  Amazonas e Praça do Rosário.

O prefeito ressaltou a importância das obras de viabilidade urbana na cidade. “Nós estamos preocupados com a manutenção das vias. Isso garante  mobilidade e segurança para nossa população”, conclui.

O secretário municipal de Obras Públicas e Urbanismo, Hugo Caixeta de Oliveira, destacou que o poder público está atento à infraestrutura.  “Através do empenho da atual gestão, nossa cidade fica cada vez mais organizada, limpa e acolhedora. A perspectiva é dar seguimento ao trabalho bem executado que já vem sendo realizado, garantindo segurança e mobilidade urbana à população de nossa cidade, e visitantes”, disse o secretário.

Administração e Finanças – A Sala Mineira do Empreendedor é Inaugurada

 Foi inaugurada na sede da prefeitura, a Sala Mineira do Empreendedor, em parceria entre a Prefeitura Municipal com a Jucemg e o Sebrae, que  será um importante espaço de apoio ao microempresário de nosso município, auxiliando no desenvolvimento e crescimento de Guimarânia.

O prefeito Adílio ressaltou que “nosso objetivo é que, com essa parceria, possamos fomentar o empreendedorismo em Guimarânia, aumentar e movimentar nossa economia local gerando mais empregos e oportunidades para nossos munícipes”.

 PROCAC  e  compromisso com o funcionalismo

É um Programa de Capacitação Continuada (PROCAC) com vários módulos, abrangendo diversos temas,  desenvolvido na sede administrativa, objetivando atualizar e aprimorar os conhecimentos gerais do funcionalismo público, bem como promover a autoestima para que possam melhor executar as tarefas que lhes são conferidas.

“Estamos  proporcionando aos servidores, uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos  e elevar a autoestima, para assim melhorar a cada dia,  seu  trabalho no cargo ou função que exercem”, comenta o secretário de Administração, João Batista Bernardes e acrescenta  “apesar da crise financeira que os municípios passam, ressaltamos que o 13º salário do funcionalismo municipal foi creditado no dia 20 de dezembro e estamos nos esforçando  para trazer seus vencimentos em dia”.

O PROCAC é um programa em parceria entre prefeitura, Unicerp e Sebrae. “Investimos em nossos servidores para que, além de melhorar o nível técnico e profissional de nossa administração, também se realizem pessoalmente, e assim refletirá em nossa gestão como um todo”, observa nosso prefeito.

SEGURANÇA PÚBLICA, TRÂNSITO E TRANSPORTE

No ano de 2019, adquirimos com recurso próprio, massa asfáltica para a construção dos redutores de velocidade e operações tapa buraco. Estamos construindo os redutores de velocidade através de uma solicitação da população, para garantirmos cada vez mais a segurança no trânsito em nossa cidade. Além disso, as ruas receberam sinalização horizontal e vertical.

Transportamos os pacientes para tratamento fora de domicílio (TFD) para varias cidades dos estados de Minas Gerais, São Paulo e também para Brasília.

Viabilizamos gratuitamente o transporte para os estudantes do Ensino Superior para as cidades de Patos de Minas e Patrocínio. Além disso, controlamos todo o transporte escolar municipal, atendendo os alunos das redes municipal e estadual de ensino e também as solicitações da área cultural.

O secretário de Segurança Pública, Trânsito  e Transporte, Mauro Garcia  Rocha, ressalta  “ trabalhamos incansavelmente para atender a demanda que não é pouca, tentamos atender todos da melhor maneira possível, respeitando as prioridades e necessidades de cada um”.

DEIXE SEUS COMENTÁRIOS SOBRE ESTA MATÉRIA, IREMOS NAS PESSOAS CERTAS PARA RESPONDER VOCÊS.

 

 

 

 

Por | 2020-01-28T10:55:37-03:00 janeiro 28th, 2020|Noticias, Patrocínio e Região, Politica|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixe um Comentário