PSICOTERAPIA – POR JHONAS RODRIGUES (PSICÓLOGO)

/, Saúde/PSICOTERAPIA – POR JHONAS RODRIGUES (PSICÓLOGO)

PSICOTERAPIA – POR JHONAS RODRIGUES (PSICÓLOGO)

Psicoterapia refere-se a um método de tratamento psicológico exercido por um profissional treinado para tal, que tem por objetivo auxiliar as pessoas a lidarem de forma mais saudável com suas dificuldades e sofrimentos (Roudinesco & Plon, 1998)

Quando falamos sobre psicologia de forma geral, comumente recebemos diversas dúvidas como “Em que momento devo procurar o profissional da Psicologia para realizar a psicoterapia?” “O que acontece e como funciona uma psicoterapia?” “A psicoterapia é para pessoas “doidas?”

Por meio de um processo psicoterápico é possível aprender maneiras mais construtivas de lidar com o estresse a que estamos submetidos diariamente e com as particularidades da vida pessoal, profissional ou familiar. Também pode ser um processo de apoio ao passar por um período difícil como o luto, transições de carreira ou um divórcio, entre outros.

Deste modo, o propósito terapêutico serve para aliviar suas dúvidas, seus medos, suas angústias e frustrações, sendo a busca do melhor caminho para o autoconhecimento, para a construção de meios e alternativas de enfrentar determinadas situações com maior segurança, sabendo realmente o que está fazendo, sem transferir responsabilidades, assumindo suas reais condições ou mesmo suas limitações, com o intuito de orientar e discutir sobre as melhores ações para seguir de forma tranquila, saudável e produtiva.

Nós, profissionais da Psicologia, somos instrumentos para que o indivíduo se identifique e aceite o processo terapêutico sem grande resistência e bloqueio. Com isso, ao gerar um vínculo de confiança com nosso paciente fazemos com que o tratamento possa acontecer com produtividade e evolução, pois a ideia do profissional é de auxiliar e despertar o grande potencial que está dentro de cada um.

Infelizmente, a psicoterapia ainda é vista como algo supérfluo por boa parte da sociedade, que coloca este tipo de tratamento como desnecessário ou sem importância, havendo um preconceito muito grande por parte das pessoas que desconhecem todo o processo. Isso pode ser justificado pela não compreensão dos efeitos positivos gerados pela psicoterapia. Por outro lado, as pessoas que buscam a psicoterapia tem o desejo de se tornarem indivíduos melhores, mantendo um estado sentimental, emocional e comportamental satisfatório, visando o bem estar físico e mental, e uma melhor qualidade de vida, além de fazer com que estes consigam desenvolver suas ações mais assertivas possível.

Apesar disso, o número de pacientes nos consultórios buscando melhorar suas deficiências, suas capacidades, reconhecer e aprimorar seu potencial vem crescendo consideravelmente. Sendo assim, existem dois lobos dentro de nós. Um perverso, egoísta, inconveniente chato, fofoqueiro, que pensa somente nele. O outro, um príncipe, otimista, esperançoso e que deseja só fazer o bem. Mas, qual dos dois lobos vence à batalha interna? Bem, o que eu alimentar. Por isso, a psicoterapia existe. E funciona para lhe ajudar a entender todos estes lobos e alimentar o lobo que trará o melhor que existe em você.

Jhonas Rodrigues Silva
Psicólogo
Especialista em liderança e coaching em gestão de pessoas; psicologia do esporte e do exercício físico.
Atendimento clínico; psicologia do esporte; assessoria empresarial
Por | 2020-05-05T10:06:50-03:00 maio 5th, 2020|Patrocínio e Região, Saúde|0 Comentários

Sobre o Autor:

Deixe um Comentário